Uma das principais conquistas comemoradas pela Comissão de Intervenção da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte foi a conclusão da instalação dos paineis de conversão da energia solar em elétrica. A usina fotovoltaica foi inaugurada oficialmente no dia 8 de novembro de 2024. No entanto, em funcionamento desde julho de 2024, a iniciativa representa economia de recursos para os cofres da instituição.
A redução dos gastos mensais com energia elétrica chega a 95%. Além disso, significa um avanço considerável na direção da promoção de práticas sustentáveis para o meio ambiente, reforçando o compromisso com a preservação e o cuidado, com a geração de energia limpa.
A ação teve custo zero para o hospital, já que os recursos necessários para a aquisição dos equipamentos e todo o trabalho de instalação e funcionamento foi financiado por um repasse feito pela Justiça do Trabalho de Minas Gerais. Esse trabalho ocorre a partir da arrecadação de multas trabalhistas, encaminhadas para instituições filantrópicas, como a Santa Casa.
Com a operação da usina, a Santa Casa dá mais um importante passo na direção da eficiência, uso responsável de recursos e no oferecimento de um atendimento de excelência para a comunidade.